Todos sabem a importância da boa alimentação para obtenção de melhores resultados nos treinamentos. Nós, da LEVEN, levamos isso muito a sério e por este motivo o tema deste artigo é sobre os alimentos energéticos.
Os carboidratos são os principais nutrientes (substratos) responsáveis por gerar energia de forma imediata para o funcionamento do nosso corpo. Porém, dependendo da situação, nosso organismo usa outras vias metabólicas, por meio de diferentes substratos, como por exemplo, gorduras e proteínas a fim de suprir as necessidades energéticas do corpo.
Quando praticamos alguma atividade física, o corpo segue uma ordem de gasto calórico. Essa ordem começa com a utilização do carboidrato como a principal fonte de energia, por isso a necessidade de se alimentar com este nutriente antes da prática de exercícios físicos. Depois de um período, o organismo metaboliza a gordura e por último consome as proteínas musculares. Esta última fase deve ser evitada, pois sua principal função é a de construção muscular, evitando assim um processo de perda de massa magra (catabolismo).
Fase 1 – Carboidratos: quando comemos os carboidratos, que são basicamente todos os farináceos, as frutas, os legumes e os açúcares refinados, nosso corpo processa esses nutrientes no intestino e os transformam em glicose, que acaba indo para o fígado e para o músculo em forma de glicogênio muscular.
Quando os depósitos de glicose estão cheios o corpo transforma o açúcar em gordura. E aí está o perigo! Pessoas sedentárias não gastam os estoques de glicose do fígado e dos músculos, desta forma sempre que ingerem carboidratos em demasia, o mesmo se transforma em gordura, ocasionando aumento do percentual de gordura.
Os melhores carboidratos para serem consumidos são aqueles que possuem fibras, considerados integrais, pois essas fibras ajudam o açúcar a entrar de forma vagarosa no sangue não gerando picos de glicemia sanguínea (hiperglicemia). Já os carboidratos sem fibras, pelo contrário, geram picos de açúcar no sangue fazendo que o mesmo seja estocado em forma de gordura. Por isso, prefira os carboidratos integrais.
Fase 2 – Gordura: já as gorduras ao serem processadas no intestino se transformam em ácidos graxos e são absorvidas por células especializadas em armazenar gorduras, os adipócitos. Existem dois tipos de gordura, as de origem animal e as de origem vegetal. É melhor dar preferência para as de origem vegetal, tais como o azeite e as castanhas, pois são gorduras consideradas boas para o organismo, favorecendo a limpeza das artérias e também o bom funcionamento do corpo. Evite as gorduras animais e transgênicas.
Fase 3 – Proteína: as proteínas ao serem digeridas são transformadas em aminoácidos, que tem como função a construção muscular. Por isso, a importância de ingerir proteínas após praticar exercícios. Existem proteínas de origem animal e vegetal, lembrando que para fins de ganho de massa muscular somente as proteínas animais são recomendadas.
Em relação às proteínas prefira também as de origem animal, como as carnes, ovos e derivados do leite, elas favorecerão o aumento da massa magra. Já as proteínas de origem vegetal não são indicadas para praticantes de exercícios, pois não possuem os aminoácidos essências para a síntese proteica.
Nós da LEVEN possuímos os serviços de nutrição com profissionais qualificados para montar dietas e planos alimentares de acordo com o objetivo de cada cliente. Agende uma avaliação nutricional clicando aqui e seja orientado por profissionais experientes para alcançar o resultado que almeja.
Deixe um comentário