Depois que você come o primeiro docinho não consegue mais parar? Saiba como minimizar os ataques incontroláveis à bomboniere
É super natural almoçar ou jantar pensando no que tem de sobremesa. Também é muito comum, principalmente para quem faz refeições na rua, não resistir àquele “open bar de doces” que normalmente fica ao lado do caixa.
Como o açúcar é um dos principais vilões em qualquer dieta. E também um dos causadores de diversas doenças, nós preparamos para você um guia com estratégias para vencer a compulsão por doces.
Não precisa ser radical e cortar de vez o consumo, mas algumas importantes ações podem te ajudar a lidar melhor com os doces. Com consciência e disposição é possível equilibrar a dieta e saciar a vontade de açúcar.
Importante também ter consciência de que em qualquer processo de dieta e/ou reeducação alimentar é necessário um acompanhamento médico e também de um nutricionista. Fazer exames regularmente também é indicado.
Veja abaixo, então, as estratégias selecionadas:
Castanhas e frutas
A escolha de doces que contenham esses dois ingredientes é uma ótima saída, porque as fibras e gorduras boas contidas nas frutas e castanhas diminui a velocidade da absorção do açúcar. Isso, segundo os especialistas, é um aliado no controle da vontade de doces.
Doces caseiros
Você é responsável pelo que consome. E se você é quem está à frente da receita do seu doce preferido, a escolha por ingredientes mais saudáveis pode te ajudar muito. Ficar atento aos rótulos é muito importante, assim como substituir aqueles itens de maior concentração de gordura por um menos calórico é fundamental.
Sabores fortes
Quanto maior a concentração de açúcar maior a vontade de continuar comendo doces. Por esse motivo é super importante, na hora de escolher um doce, optar por sabores mais acentuados. Nesse caso, os chocolates mais amargos, aqueles com maior porcentagem de cacau, ajudam na saciedade. Outra dica é optar pelos doces com sabor de maracujá e limão. Além de possuírem menos açúcar, eles têm propriedades antioxidantes.
Compartilhe com os amigos
Saiu para almoçar ou jantar acompanhado, opte por dividir uma sobremesa. Comer sozinho pode ser uma má ideia. O ato de compartilhar o doce, além de ser mais sustentável, é também benéfico para sua saúde. Normalmente, as porções são maiores do que o necessário e dividir, portanto, faz bem ao bolso (como sobremesa é caro, né!?) e à saúde.
Jejum, nem pensar
Muitas pessoas que estão em dieta alimentar ou em processo de emagrecimento escolhem fazer jejum para auxiliar na perda de peso. Mas esse é um caminho perigoso, porque o corpo tem memória e acaba pedindo um consumo maior de açúcar para repor o que está faltando. Portanto, é melhor uma dieta regrada do que radicalizar com o jejum. Fique atento!
Corrida, bicicleta, musculação…
Qualquer atividade física é grande aliada na busca pela redução do consumo de doces. Manter uma rotina de exercícios ajudar consideravelmente nesse sentido, porque com o metabolismo mais acelerado você não sente tanta necessidade de repor energia através do açúcar. Sendo assim, tente encaixar no seu dia a dia pelo menos 30 minutos de atividade. Mexa-se para o doce não mexer com você.
Use o olfato como aliado
Cheirar um doce ou um chocolate, segundo os especialistas, é uma maneira bem eficiente de driblar a vontade de consumir doces. O olfato é muito eficiente ao ativar os receptores do cérebro. Essa é uma forma de enganar o seu desejo e diminuir o consumo imediato de açúcar. Portanto, não esqueça: pegou um doce, cheire e depois saboreie. Vai ajudar!
Chiclete
As gomas de mascar, de preferência aquelas sem açúcar, também podem auxiliar no controle do consumo de doces. Além de estimular a serotonina, o ato de degustar chiclete ajuda a entender melhor as suas vontades e controlar a ansiedade, um dos vilões para quem tem tendência à compulsão alimentar. Deu aquela vontade louca de comer um doce? Masque um chiclete e pense se realmente era um desejo ou apenas ansiedade.
Equilíbrio na dieta
Sempre sob supervisão de um profissional de nutrição, opte por uma dieta balanceada, do café da manhã até o jantar. Acredite, isso é fundamental para manter em dia os níveis de glicose e evitar um consumo exagerado (e desnecessário) de doces. Lembre, portanto, do que está escrito mais acima: misturar castanhas e frutas em sobremesas é super importante.
Sem estresse
Por último, mas não menos importante, estar com a saúde mental em dia ajuda (e muito) no controle do vício por doces. Como eles liberam serotonina, hormônio que provoca a sensação de bem-estar, manter um equilíbrio psicológico evita que, em crises de ansiedade, você opte por comer uma sobremesa carregada de açúcar. Algumas outras atividades, como os exercícios já citados, ajudam a deixar o estresse de lado e te colocam em caminho oposto ao dos doces e guloseimas.
Deixe um comentário