Manter uma rotina saudável de atividade física é desejo de muita gente que se preocupa em ter uma boa saúde e hábitos saudáveis. Porém, as tarefas cotidianas e os afazeres acabam, por muitas vezes, nos tirando do caminho que queremos.
Preparamos para você 3 coisas que são imprescindíveis e que vão te auxiliar a estar cada vez mais próximo dos seus objetivos.
Vamos lá!
1. Baixa aderência no programa de treinamento.
Resultados concretos são fruto de certa regularidade na frequência de exercícios realizados. A promessa de um corpo perfeito em 2 ou 3 meses é falha e pode iludir alguns desavisados
Parece óbvio, mas se você não tiver uma rotina mínima de treino afetará diretamente no sucesso do seu objetivo.
Uma grande parte das pessoas que tiveram êxito, sempre tiveram baixa disciplina e a saída foi contratar um personal trainer para estabelecer um compromisso com data e hora marcada.
Além disso, o acompanhamento personalizado faz com que se pratique atividades físicas mais prazerosas, focadas no seu objetivo e diminuindo as chances de você faltar nos treinos. Se sua preocupação é se machucar com algum exercício mal realizado, certamente contratar um personal trainer é a saída.
2. Ingestão irregular de alimentos
Evitar ingerir alimentos processados, pois são fabricados com a adição de sal, açúcar, óleo ou vinagre, o que os torna desequilibrados nutricionalmente. Por isso, seu consumo pode elevar o risco de doenças, como as do coração, obesidade e diabetes.
Ultraprocessados, em geral, são pobres nutricionalmente e ricos em calorias, açúcar, gorduras, sal e aditivos químicos, com sabor realçado e maior prazo de validade. Por isso seu consumo também pode aumentar os riscos em relação as doença crônicas e não trasmissíveis.
Prefira a ingestão dos alimentos in natura ou minimamente processados pois nesse formato os alimentos são mais ricos nutricionalmente.
Lembre-se sempre:
“Descascar é melhor que desembrulhar”
3 – Sono desequilibrado
As horas de sono que temos todos os dias são vitais para o bom funcionamento do organismo, para a regulação de hormônios, assim como o descanso natural do corpo.
A rotina de vida atribulada, por muitas vezes, nos faz esquecer desse momento tão natural e necessário.
Por isso, procure levar mais a sério a qualidade do sono e comece a estabelecer alguns critérios, principalmente nas horas que antecedem o momento de se deitar na cama.
- Evite mexer no celular ou computador 2 horas antes de dormir. A tela branca desses aparelhos estimulam o sistema nervoso central e podem confundir o organismo
- Evite também assistir televisão 1 hora antes, principalmente, programas agitados ou que possam te deixar em alerta.
- Procure deixar o quarto bem escuro, sem nenhuma fonte luz. Isso trará infomações para o cérebro que você está se preparando para um sono reparador.
- Entenda seu organismo e cuidado com atividades física vigorosas nas horas que antecedem seu sono. Para algumas pessoas, o exercício será energizante demais, porém para alguns é a melhor forma de finalizar o dia e colocar o corpo para descansar. Estimule seu autoconhecimento para entender como você pode lidar com isso.
- Alimentos ricos em gordura devem ser evitados no jantar, pois tomarão energia demasiada do seu organismo para fazer a digestão e poderão atrapalhar a qualidade do sono.
Resumindo, procure manter uma rotina frequente de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, sem se esquecer de recuperar o organismo com um sono reparador.
Prof. Leandro de souza Bezerra CREF 111810 – G/SP
Deixe um comentário