Alguns alimentos são essências para ajudar na imunidade do organismo. Para corredores e pessoas que praticam atividade física, esses alimentos são ainda mais importantes. Os alimentos que possuem antioxidantes são fundamentais no combate aos radicais livres. No caso dos corredores ou esportistas, dependendo do estresse pode haver um aumento dos radicais livres, o que aumenta o risco de câncer.
Alguns dos alimentos como alho, tomate, frutas vermelhas entre outros são importantes para fortalecer a nossa imunidade. Selecionamos seis que são considerados indispensáveis.
– Alho: é uma das ervas mais comuns e sua ação pode ser quimiopreventiva, antibiótica, anti-hipertensiva e hipocolesterolêmica. A ciência moderna investiga seus efeitos nas doenças cardiovasculares, no câncer, nas inflamações e infecções.
– Tomate: é um fruto que contém alto teor de LICOPENO. O principal mecanismo de ação do licopeno é sua ação antioxidante potente em sequestrar radicais livres e regular o mecanismo oxidativo.
– Chá verde: possui múltiplos polifenois, chamados catequinas que agem para desintoxicar o organismo, ele ativa os mecanismos do fígado que permitem eliminar mais rapidamente as toxinas, inclusive as cancerígenas. Alguns compostos têm a maior atividade de limpeza dos radicais livres.
– Gengibre: é um poderoso anti-inflamatório, fonte rica de antioxidantes como o gingerol, shogaol e zingerone. Estudos mostram que ele tem efeito benéfico nos casos de cinesia, de enjoos matinais em gestantes e indivíduos em movimento.
Em outro estudo, pesquisadores descobriram que pessoas que possuem osteoartrite e que consumiram extrato de gengibre experimentaram uma redução muito maior na dor do joelho.
– Aveia: é um cereal com alta qualidade nutricional, rica em carboidratos e proteínas, e em fibras solúveis. Para conseguir algum resultado, segundo estudos, é necessário o consumo de 60g de aveia ou 40g de farelo de aveia para se obter aproximadamente 3g de fibra solúvel, responsável pela redução de 5% de colesterol do plasma.
– Frutas vermelhas: são ricas em antioxidante. Frutinhas como morango e framboesa possuem o ácido elágico que age como um desintoxicador para as células, estimulando a eliminação de toxinas. As cerejas, por outro lado, contêm ácido glucárico, que tem a capacidade de desintoxicar o organismo dos xenoestrógenos presentes no meio ambiente.
Deixe um comentário