Durante as quase 40 semanas de gestação o corpo e a mente da mulher passam por diversas mudanças. Afinal, a gravidez trás um turbilhão de emoções, além das alterações físicas no corpo da mulher. Para enfrentar essas mudanças sem muito sofrimento, o ideal é alinhar uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos. Assim a mulher pode ter uma melhor qualidade de vida durante o período da gravidez.
O Pilates é uma prática indicada para as futuras mamães. Por ser individualizado, ele respeita as limitações do corpo, assim como as mudanças do corpo feminino durante a gestação. Além disso, o Pilates é um exercício de baixo impacto, o que não sobrecarrega as articulações da mulher. Outro fator interessante é que o Pilates trás para qualquer praticante a consciência corporal, e isso para a mulher grávida é muito importante, já que seu corpo passa por um grande período de constante transformação.
Além de melhorar a postura das grávidas, o Pilates ajuda no condicionamento físico, bem-estar e também controla o tão temido ganho de peso. A prática também deixa o abdômen mais forte, facilitando na hora do trabalho de parto. Por ativar o sistema circulatório, o Pilates ajuda contra as dores e inchaços, principalmente dos pés. Com o fortalecimento dos músculos do corpo, inclusive membros superiores, a futura mamãe que pratica Pilates ganha mais força nos braços, e isso ajuda o dia a dia de troca de fraldas e amamentação.
O bebê também ganha quando a mamãe faz Pilates, afinal tudo o que ela sente é passado para ele. Durante as aulas, o corpo libera endorfina, hormônio do relaxamento, ajudando assim o bebê relaxar também.
Para a mãe que não tem o hábito de praticar atividade física, o Pilates é indicado após os três primeiros meses de gestação, quando o corpo já se adaptou as mudanças. Vale lembrar que todos os exercícios precisam da indicação do médico, além de um acompanhamento de um profissional habilitado.
Deixe um comentário