Quando nos deparamos com alunos que desejam aumentar a massa muscular, a primeira coisa que observamos são as cargas elevadas. Existe um senso comum que diz que a carga é prioridade quando o assunto é hipertrofia. Por isso, nesses casos, a amplitude do movimento e qualidade do mesmo é deixada de lado.
Encontrar o ponto de equilíbrio entre a amplitude de movimento e a carga não é uma tarefa fácil. Esse ponto se dá quando a carga é suficiente para gerar micro lesões no músculo sem que a amplitude seja prejudicada. As micro lesões acontecem quando há o rompimento dos miofilamentos musculares, rompendo as estruturas de contração muscular, as cadeias de actina e miosina. E este é um dos principais objetivos de treinamentos resistidos. Dessa forma, um profissional especializado em educação física é fundamental para achar esse equilíbrio entre carga e amplitude de movimento.
De acordo com um estudo de Bloomquist (2013), foram observadas diversas situações ligadas ao agachamento. O estudo foi feito com dois grupos de 10 indivíduos cada. Um grupo realizou o agachamento em sua máxima amplitude e o outro um agachamento parcial. O programa de exercícios era o mesmo para ambos, havendo somente um ajuste de carga para o grupo que fez o agachamento total.
Desta forma, as pessoas que fizeram o agachamento completo, ou seja, até o máximo de amplitude, usaram cargas menores em relação ao outro grupo. Ao final do estudo foi constatado que o grupo, que realizou o agachamento total, obteve melhores resultados em hipertrofia, ganho de força e aumento da massa magra, em relação ao outro.
Quando realizamos os exercícios com boa amplitude, conseguimos uma contração maior das fibras musculares, geramos mais micro lesões nos músculos e aumentamos a amplitude articular, o que é positivo de acordo com o estudo apresentado. Vale lembrar que quanto maior a carga nos exercícios, maior é o esforço gerado nas articulações e maior também é o risco de lesões articulares e ligamentares.
Então vale destacar: a qualidade da execução dos exercícios é parte fundamental para a obtenção de força muscular e aumento da massa magra!
Matéria muito bem explicada e de grande eficiência