As proteínas sempre foram indicadas como bons nutrientes para serem ingeridos depois do treino. Por isso é normal em academias vermos pessoas com seus shakes. As proteínas animais, como os famosos whey protein do soro do leite, são os suplementos mais populares, porem, existe novos estudos que mostram a eficácia de proteínas de origem vegetal para quem deseja aumentar a massa magra.
De acordo com um estudo cientifico publicado no Journal of Sport Science & Medicine, proteínas vegetais são válidas quando o assunto é regeneração muscular. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de doses mais elevadas de proteína de arroz em comparação com igual altas doses de proteína de soro de leite na hipertrofia do músculo esquelético, massa magra, força e potência, quando administrados após oito semanas de treinamento resistido, com indivíduos que tinham experiência anterior em treinamentos.
Para esse estudo foram recrutados 24 universitários treinados do sexo masculino. Os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos, que consumiam 48 gramas de proteína de arroz ou de proteína do soro do leite isolado em dias de treino. Os indivíduos treinaram três dias por semana, durante oito semanas. Os suplementos de arroz e de proteína foram consumidos imediatamente após o exercício.
Classificações de percepção de recuperação, dor e disposição para treinar foram registradas antes e após a primeira sessão de treinamento. A ultrassonografia da espessura do músculo, assim como a medição da composição corporal foi utilizada como parâmetros de comparação e os exercícios de supino reto e leg press foram usados para trabalhar força da parte superior e inferior do corpo.
Os resultados mostraram não haver diferenças detectáveis na pontuação psicométricas da percepção de recuperação, dor ou a prontidão para treinar. Efeitos temporais significativos foram observados em que a massa magra, massa muscular e a força aumentaram já a massa gorda diminuiu. Ambos, soro de leite e proteína de arroz administrados no pós-treino, melhoraram os índices de composição corporal e desempenho do exercício. No entanto, não houve diferença significativa entre os dois grupos.
Níveis recomendados para a ingestão de proteína na dieta adequada para um adulto é de 0,8 gramas por quilo de peso corporal. Vale lembrar que o nível de ingestão diária média é suficiente para atender as necessidades de nutrientes de quase todos os indivíduos saudáveis. As exigências de proteína são baseadas no balanço de nitrogênio, tentando alcançar um equilíbrio entre a ingestão e excreção de nitrogênio. Recomendações de proteína para resistência e força de atletas variam de 1,2 a 2,0 gramas por quilo corporal.
É valido ressaltar que as proteínas contêm aminoácidos essenciais e não essenciais. Os essenciais são os responsáveis pela regeneração muscular, e dentro os aminoácidos essenciais, a leucina é um dos principais. Proteínas de origem vegetal podem conter aproximadamente 6 a 8% de leucina, e em doses baixas, eles não aumentam a regeneração em comparação com proteínas animais, que contêm cerca de 8 a 11% de leucina. No entanto, se a leucina é adicionada a uma proteína à base de plantas, as taxas de aminoácidos não são significativamente diferentes de proteínas animais.
Então vale lembrar que é sempre bom variar o tipo de proteína que ingerimos, e se temos a necessidade mesmo de ingerir esses tipos de nutrientes. Se houver a indicação da ingestão da proteína vegetal, certifique-se das quantidades de leucina na composição do produto.
Mas lembre-se, antes de ingerir suplementos, procure a orientação de um nutricionista. Nós da Leven oferecemos o serviço de nutrição esportiva, agende uma consulta conosco!
Dicas importantes para atletas de musculação é aqui neste blog, parabéns. Somos da equipe http://www.vitalsuplementos.com.br
Muito interessante o artigo. Vivemos um bum crescente de aumento de peso. Não é difícil encontrar pelas ruas crianças, adultos e idosos pessoas com sobrepeso e/ou obesa. Artigo como esses contribui e muito para a melhorar da qualidade de vida da nossa população.
Parabéns…