Com a chegada do inverno fica muito mais difícil treinar, principalmente quando nos vestimos de forma inadequada! Por isso, é importante saber que existem métodos e vestimentas específicas que ajudam bastante.
O primeiro ponto é saber usar o tecido correto durante o frio. Nada adianta colocar milhares de blusas se o tecido não ajudar. Por isso, os mais indicados para essa época do ano são os sintéticos, como por exemplo, o poliéster, uma vez que ajuda na termorregulação do corpo.
Durante a atividade física, a temperatura corporal aumenta. Com isso o corpo precisa dissipar o calor para manter a média de 37ºC de temperatura interna. Esse calor é eliminado pelo suor e quando usamos uma roupa inadequada, como por exemplo, uma blusa de algodão, o corpo não consegue eliminar tudo, já que a roupa vira uma barreira.
Assim, ao invés do suor evaporar, ele permanece na roupa e acaba resfriando o corpo, fazendo-o gastar mais energia, além de nos dar a sensação de frio. Porém, se usarmos um tecido correto, como o poliéster citado anteriormente, conseguimos preservar a temperatura do corpo sem encharcar.
Além disso, no inverno, o ideal é iniciar o treino com várias camadas de roupas, formando o tal efeito “casca de cebola”. Essa técnica é importante porque entre as roupas ser formam camadas de ar, que ajudam a manter o corpo na temperatura ideal, ou seja, quanto mais camada, mais quente você fica. E conforme for sentindo calor é só retirar.
A técnica da “casca de cebola” é fundamental para quem treina em climas bem frios e até na neve. Para temperaturas baixas, menos de 10ºC, o indicado é usar no mínimo três camadas de roupas: uma camiseta de poliéster, para eliminar o suor na proporção correta; por cima uma blusa de “fleece”, tecido que possui capilaridades que aumentam a retenção do calor e ao mesmo tempo eliminam o excesso do suor e para finalizar um casaco corta-vento, que como o nome já diz não deixa o vento entrar, além de ser impermeável.
Como o inverno no Brasil não é tão rígido, exceto no sul, uma camiseta de poliéster por baixo e um casaco corta-vento por cima já ajuda bastante. Gorros e luvas também podem ser usados para aquecer as extremidades, mas lembrem-se, até mesmo nos acessórios os tecidos devem ser esportivos, ou seja, nada de lã ou algodão.
[aulateste id=”abre”]
Deixe um comentário