Os exercícios isométricos se diferenciam dos exercícios convencionais por trabalharem os músculos de forma estática. Porém, a maioria esmagadora dos praticantes de exercícios nas academias trabalha com exercícios chamados isotônicos, ou seja, que tem por característica a constante contração e extensão dos músculos para gerar resistência muscular ou força.
Mas você sabia que os exercícios isométricos são muito utilizados nos programas de reabilitação, por pessoas com limitações e por mulheres que não pretendem aumento de massa muscular? Esse tipo de exercícios também pode ser feito por pessoas com pouca experiência esportiva e também para iniciantes com pouco domínio motor nas atividades físicas.
Para realizar os movimentos isométricos é necessário contrair os músculos, desenvolvendo certa tensão, de modo que não ocorra nenhuma alteração no comprimento das fibras musculares. E como todos os outros exercícios, é indicado o aquecimento completo antes de iniciar uma atividade isométrica. Dessa forma os músculos vão se comportar de forma adequada sob a tensão constante durante o longo período de tempo, se comparada à contração dinâmica.
O importante durante os isométricos é tentar manter certo grau de tensão na região abdominal durante todo o exercício, pois isso ajuda a manter uma postura correta e também no desenvolvimento de estabilidade do corpo.
Vale lembrar, que os exercícios isométricos não são recomendados para hipertensos, pois podem provocar elevação transitória da pressão arterial. E são contraindicados também para crianças, idosos, fumantes e sedentários. Mas isso não exclui de fazer parte do treino de quem deseja se prevenir de atrofias musculares ou até como auxílio na recuperação de quem sofre com algum tipo de imobilidade.
De acordo com os especialistas da LEVEN, um treino que intercale diferentes tipos de estímulos musculares é excelente para a obtenção de resultados satisfatórios nos treinamentos. Faça uma aula teste em uma de nossas unidades e descubra os benefícios dos exercícios isométricos!
Deixe um comentário