A avaliação física às vezes não é muito levada a sério por algumas academias e esquecida por muitos alunos, que chegam muitas vezes já querendo iniciar os treinos, com ansiedade para ver resultados.
Temos que lembrar que a avaliação física funciona como um GPS, onde é definido os objetivos, para ver qual o ponto de início e qual o ponto de chegar, traçando um caminho específico para chegar de um ponto outro.
Por exemplo, se seu objetivo é perder peso ou mesmo ganhar massa muscular, a avaliação física ajuda a definir qual o caminho ideal para esses objetivos, de acordo com sua estrutura e seu desenvolvimento.
Na anamnese (que funciona como uma entrevista), o educador físico descobre se o aluno já praticou atividade física, e como é seu condicionamento físico, a partir daí, é definido a intensidade que será aplicada na rotina de treinos.
Uma boa avaliação começa pela escolha dos protocolos e pela pessoa que a realiza, devendo ser um profissional capacitado e treinado para tal função, para que os dados fornecidos mostrem a real condição do avaliado. Erros na escolha do protocolo ou na ação do avaliador trarão dados equivocados, resultando na elaboração de um plano de treinamento e de prescrição alimentar inadequados ao quadro atual.
As avaliações devem ser realizadas a cada fim de ciclo de treinamento (6 a 8 semanas), pois assim é possível avaliar e acompanhar a evolução física, identificando se os objetivos traçados inicialmente foram alcançados ou não. Além disso, é uma ferramenta fundamental para a elaboração do próximo programa de treinamento e para estabelecer novas metas para aquele ciclo de treino.
Exercícios praticados de maneira coerente diminuem a probabilidade de ocorrerem acidentes, reduzem o risco de precipitação de acidentes cardiovasculares, lesões ortopédicas, assim como evitam desgastes indevidos, que podem provocar fadiga excessiva, tanto psicológica como física.
Uma das principais causas de desistências logo nos estágios iniciais dos programas de atividades físicas é o desconforto provocado por certos exercícios que, naquele momento, não são os mais indicados para as condições e necessidades apresentadas por quem está praticando.
Por isso, invista em uma boa avaliação antes de iniciar a sua rotina de treinos, independente do seu objetivo, ele vai ser muito importante para o caminho a ser seguido para atingi lo.
Deixe um comentário