Os músculos são os responsáveis por produzir os movimentos do corpo. E para suportar a intensidade desses movimentos necessitam de força o suficiente. Quando um músculo se submete a um esforço intenso, acontecem lesões musculares.
Pessoas sedentárias, com sobrepeso e que não aquecem a musculatura antes da prática estão mais propensas a terem lesões musculares, assim como as que se exercitam em excesso.
Normalmente, após uma lesão ou cirurgia é muito comum acharmos que devemos permanecer em repouso absoluto, no entanto há muitos casos em que a atividade física em conjunto com o médico pode auxiliar no processo de reabilitação! A atividade física pode ajudar, e muito, na recuperação física e motora, desde que seja acompanhada por um especialista.
O processo se dará pelo exercício dos músculos, aos poucos, para retomar as condições normais.
Nesses casos, é importante que o treino seja individualmente preparado para evitar novos acidentes e permitir o desenvolvimento da musculatura de maneira simétrica. Além disso, deve ser feita uma avaliação criteriosa e entender os limites do paciente. Não faça nenhum esforço sem a orientação do profissional responsável pelo caso, isso é muito importante.
Os exercícios físicos podem auxiliar inclusive, na reabilitação de pessoas com deficiência. A oportunidade da prática de atividades físicas para elas é de extrema eficácia porque com algumas adaptações poderão estimular o bem-estar físico, psicológico e social. Muitos fisioterapeutas utilizam piscinas e outras formas de exercício para auxiliar no tratamento.
Deixe um comentário