Uma das coisas mais complicadas ao começar o processo para emagrecer ou simplesmente se tornar uma pessoa mais saudável é mudar a rotina e os hábitos, para que você consiga encaixar a academia, a dieta e outras coisas no seu dia a dia.
O cérebro humano aprende algumas ações rotineiras e as executa de forma automática, tudo para poupar energia. Por isso, 40% do nosso dia é composto por hábitos. Sim, quase metade do nosso dia é feito “no automático”.
Quando precisamos começar a pensar em mudar as coisas o cérebro e o corpo sentem a mudança, e “pedem um tempo” para se acostumar.
Segundo Aristóteles “nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Por isso, a excelência não é um ato, mas sim um hábito.”
E temos que concordar com ele, nós somos os nossos hábitos e por isso é tão difícil mudá-los, pois é difícil mudar quem estamos acostumados a ser somos.
Os seus hábitos são ações e crenças que começam a ser incutidos na sua mente desde os seus primeiros anos de vida. Para comprovar isso, durante o dia busque anotar as ações que você executa sem pensar, como: escovar os dentes, lavar o rosto, tomar banho e trocar de roupa.
São ações que desde que somos bebês nos é ensinado, estão conosco há muito tempo, já estão marcados no nosso cérebro e para deixar de fazer essas coisas – se acostumar a não fazê-las – leva muito tempo e esforço.
Mas como cada pessoa é diferente, durante a vida vamos criando hábitos diferentes os quais o cérebro, para nos poupar, coloca no automático: comer doce, fumar, beber, se exercitar ou não, dirigir e pedalar.
Mas, uma vez que você entende como os hábitos funcionam, é um pouco mais fácil de mudá-los. Segundo o jornalista, Charles Duhhig, escritor do livro ‘O Poder do Hábito’, os hábitos são divididos em três partes:
Gatilho: Um lugar, um horário, um sentimento, alguma coisa que dá início à sua ação.
Rotina: A ação de fato. Acordar, escovar os dentes, escrever, dirigir.
Recompensa: O sentimento bom que ela te traz.
Quando começamos a analisar as nossas ações do dia a dia, e vemos exatamente onde estão o Gatilho, Rotina e Recompensa, podemos mexer num desses três elementos para mudar ou criar novos hábitos.
A chave para um hábito é ter uma forte conexão entre o Gatilho e a Recompensa, assim será mais fácil passar pela Rotina.
Por exemplo:
Eu quero começar a correr. Esse é o hábito que eu preciso colocar no meu dia.
Vou correr todo dia depois do trabalho. Esse vai ser o meu gatilho, vou saber quando estiver chegando o final do expediente que isso vai acontecer.
A minha recompensa será, além do sentimento de dever cumprido, um pedaço de chocolate.
Ou seja, cada vez que eu estiver chegando ao final do meu expediente, já sei que vou estar próximo de comer um pedaço chocolate, só preciso correr antes. Com força de vontade, disciplina e tempo, a ação de correr vai se tornar ‘comum’ no meu dia a dia.
E para fechar, vamos listar algumas dicas que vão facilitar inserir ou mudar algum hábito da sua rotina:
1 – Foque! Não tente mudar diversos hábitos de uma vez.
2 – Anote! Preste atenção a sua rotina, anote os seus hábitos e tente compreender os estão o Gatilho, Rotina e a Recompensa. Assim você vai entender um pouco mais os seus hábitos.
3 – Não se frustre! É difícil mudar hábitos, é difícil adquirir novos hábitos. Normalmente não acontece de primeira, quantas vezes você já viu fumantes listando quantas vezes pararam de fumar e voltaram. O importante é ter consciência disso e não desistir.
4 – Peça ajuda! Se estiver difícil mudar ou adicionar um hábito, peça a alguém de confiança. Alguém que vai, além de incentivar, te fiscalizar.
5 – Tenha Objetivo! Esse deve ser o ponto mais importante. Você saber o porquê de mudar um hábito, o porquê de começar um novo hábito. Isso fará com que você visualize o seu objetivo todos os dias antes de pensar em desistir dos seus planos.
Você sabia que essas dicas fazem parte de um Guia com 7 passos para uma vida mais saudável? Confira: https://materiais.academialeven.com.br/guia-de-emagrecimento-leven
Siga a Academia Leven nas redes sociais:
Instagram: @academialeven
Facebook: https://www.facebook.com/academialeven/
Deixe um comentário