O chocolate amargo, com mais de 70% de cacau é considerado um dos alimento mais ricos em antioxidantes, pesquisas feitas pela Universidade de São Paulo confirmam essa teoria. Através dos antioxidantes, a resposta aos processos inflamatórios melhora, aumenta o HDL, colesterol “bom”, que por sua vez, combate o LDL, colesterol “mau”.
Também contém fitonutrientes que aumentam a atividade cerebral, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, derrames e coagulação do sangue. Além disso, melhoram a aparência da pele, baixam a pressão arterial e aumentam a saciedade.
Claro, sempre consumindo com moderação, tudo em excesso faz mal.
Fazendo o consumo consciente o chocolate pode trazer benefícios à saúde. Ele tem cálcio, proteína, gordura, açúcar, e substâncias importantes como algumas vitaminas. O grande problema é a quantidade.
Ainda há pessoas para as quais não está recomendado o consumo de chocolate, como as que têm problemas de fígado e vesícula. Para pacientes com esteatose hepática (fígado gorduroso), o consumo de um alimento calórico e com alto conteúdo de gordura, como é o chocolate, poderia ter efeitos negativos.
Possocomer chocolate meio amargo ?tendo esteatose hepática ?
Olá María, tudo ok? Acredito que o melhor é consultar um médico para fazer uma análise precisa do seu caso e fazer as melhores indicações! Valeu! Equipe Leven.