Você já ouviu falar sobre o treinamento HIIT? High-Intensity Intermittent Training ou Treinamento Intervalado de Alta Intensidade? Esse é um tipo de treino aeróbico muito comum hoje em dia, indicado principalmente para queimar gordura. A técnica consiste em exercícios rápidos e intensos com espaços de descanso ativo, ou seja, que você descansa fazendo alguma atividade, como por exemplo, pulando corda. A alta intensidade do HIIT permite que o metabolismo do corpo fique mais acelerado durante um longo período resultando na queima de calorias durante todo o dia.
O HIIT é eficiente para queimar gordura porque requer um consumo maior de oxigênio. Durante um treino de alta intensidade a respiração fica ofegante, com aquela sensação de que o coração vai sair pela boca, isso é positivo porque a nossa queima de gordura vem justamente do excesso de oxigênio. O combustível para o nosso corpo em treinos aeróbios intensos é o consumo desse oxigênio, que acaba acelerando o metabolismo.
Dessa forma, quando elevamos o metabolismo do corpo com uma atividade física que exige potência máxima, mesmo que por pouco tempo, a alta intensidade metabólica se mantém por até 48 horas, ou seja, o metabolismo acelerado ajuda a queimar gordura mesmo após a atividade física.
Segundo estudos da Universidade American College of Sports Medicine (ACSM), nos Estados Unidos, após um treino de HIIT ocorre no corpo uma diminuição no quociente respiratório por algumas horas, o que indica que há uma maior utilização de gordura como substrato.
O treino de HIIT não é indicado para pessoas sedentárias, já que exigi muito do corpo. Para pessoas que não estão acostumadas com atividade física, o indicado é começar com pouca carga e sempre com um educador físico por perto. Na Leven você pode fazer treinos de HIIT junto com uma orientação profissional adequando os exercícios à sua necessidade. Lembre-se também que os treinos de HIIT devem ser acompanhados por uma boa alimentação de preferência com nutricionistas.
Muito obrigado.