Segundo estudos da Universidade de British Columbia, dos EUA, 75% das mulheres sofrem com os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). Nesse período, a mulher sente mais dores, cansaço e irritabilidade, além de insônia, mau humor e alguns desconfortos. Estes estudos apontam também que a prática do Pilates ajuda na redução dos sintomas da TPM proporcionando uma melhora na qualidade de vida.
No Pilates o corpo está sempre em movimento e isso provoca a liberação de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Além disso, a produção desse hormônio também está ligada ao trabalho respiratório, que é bastante intenso durante a prática do Pilates.
A atividade também pode ajudar na melhora do fluxo sanguíneo aliviando os inchaços da TPM. Exercícios que forçam o abdômen e precisam de um controle respiratório maior ajudam no alívio do estresse e das dores na região. Alguns exercícios do Pilates também trabalham a coluna, o que diminui a tensão na lombar.
Para sentir os efeitos com mais eficácia é indicado praticar o Pilates no mínimo duas vezes por semana. Vale lembrar que atividades físicas leves em conjunto com o Pilates, como caminhadas, ajudam ainda mais no alívio dos principais sintomas da tensão pré-menstrual. A Leven oferece sessões de Pilates individualizadas com no máximo três pessoas por fisioterapeuta. Venhas conhecer e faça uma sessão experimental.
Deixe um comentário