Envelhecer com saúde é um desafio, principalmente para aquelas pessoas que não se cuidaram ao longo dos anos. É natural, que com o passar do tempo, algumas capacidades funcionais do corpo acabam perdendo força, como por exemplo, o equilíbrio, a resistência e a postura. Mas nunca é tarde para se exercitar e se preocupar com a saúde.
O Pilates é uma ótima alternativa para quem está na terceira idade e quer se exercitar. E pode ser feito tanto para aqueles que são ativos como para aqueles que não praticam atividades com frequência. O interessante é que essa atividade pode funcionar como um mecanismo de prevenção melhorando equilíbrio e postura como também ajudar no tratamento de lesões recuperando a força muscular.
Esta prática procura encontrar o equilíbrio entre corpo e a mente fortalecendo os músculos e dando mais resistência ao corpo. Além de uma melhora no estilo de vida, o idoso que pratica Pilates torna-se independente podendo realizar atividades simples do dia a dia como caminhar e levantar com mais segurança.
Alguns exercícios do Pilates devem ser praticados com baixa intensidade e sempre acompanho de um professor, entre os benefícios pode-se perceber uma maior força muscular, aumento do reflexo, coordenação motora, correção de postura, aumento da flexibilidade, entre outros. Porém, o mais importante para os idosos é que além de ganhar consciência corporal e conhecer suas limitações, eles ganham mais autoestima, afinal ele terá mais liberdade e confiança nas atividades cotidianas.
Importante lembrar que antes de começar as sessões é necessária uma avaliação médica para que sejam apontadas as limitações e as necessidades de cada pessoa. Assim o fisioterapeuta poderá elaborar os exercícios de acordo com a aptidão física de cada um.
[aulateste id=”abre”]
Deixe um comentário