Um dos treinos que está em moda hoje em dia é o treinamento funcional. Muitas celebridades postam seus treinos nas mídias sociais e exibem seus corpos definidos como resultado desse tipo de treinamento. Porém, o que muita gente não sabe é que o treinamento funcional não é uma invenção atual. Você sabia que o treinamento funcional existe desde a Grécia Antiga?
Isso mesmo, essa metodologia já era praticada na Grécia Antiga para melhorar o desempenho dos atletas que participavam dos Jogos Olímpicos. Na mitologia grega é possível observar a importância de uma plena funcionalidade do corpo para o sucesso de desafios propostos, como por exemplo, os doze trabalhos de Hércules.
Pois bem, o treinamento funcional tem duas características que o definem. A primeira é resgatar a funcionalidade do ser humano com movimentos fundamentais executados na era primitiva, como por exemplo, movimentos de agachar, avançar, puxar, empurrar, levantar e girar. Esses movimentos eram usados por nossos ancestrais para realizarem funções como caçar, fugir de predadores e se locomover de forma eficiente.
A segunda característica visa treinar a especificidade de um movimento, a fim de melhorar a coordenação motora. Por exemplo, um nadador deve treinar a braçada específica do nado livre, assim ele consegue obter vantagem competitiva uma vez que sua execução será mais afinada e coordenada. Ou seja, a especificidade do treinamento funcional trabalha o gesto em si.
O treinamento funcional se diferencia da musculação, pois trabalha com movimentos mais amplos e não segmentados. Nos treinos funcionais você não encontrará trabalhos para musculaturas isoladas e sim um trabalho mais geral que visa desenvolver acervos motores mais amplos. Não é utilizado para alunos que buscam hipertrofia muscular, porém, é muito utilizado para quem busca melhorar o desempenho em uma modalidade específica, como o joguinho de futebol do final de semana, por exemplo.
O treinamento funcional trabalha com capacidades físicas mais variadas como equilíbrio, coordenação motora, agilidade, que não são desenvolvidas em um treino de musculação. Esse Treinamento ajuda no dia a dia das pessoas melhorando o reflexo e equilíbrio em situações do cotidiano.
Nas nossas unidades contamos com profissionais gabaritados para trabalhar com treinamento funcional. Além disso, possuímos os equipamentos e assessórios que facilitam a prática do mesmo. O treinamento funcional torna a aula mais dinâmica e atraente para o aluno e é muito indicada para quem não gosta de musculação e prefere exercícios mais dinâmicos.
Ficou curioso para descobrir mais benefícios desse poderoso método de treinamento? Agende agora sua aula teste e venha desfrutar de um treino em uma das unidades LEVEN.
Deixe um comentário